sexta-feira, 18 de julho de 2008

Morre diretor da Francana de 77 e um torcedor do basquete de ‘estopim curto’

Comércio da Franca, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Conhecido como centroavante goleador do Palmeirinha e da Francana, em categorias de base e futebol amador, Roberto de Oliveira Mota, 63, tornou-se diretor da Francana durante os anos dourados, em 1977, quando o clube subiu para a Primeira Divisão do futebol Paulista. Ontem, após uma infecção generalizada agravada pelo uso de cigarro e bebida, Mota, como era mais conhecido, faleceu no Hospital Regional, em Franca.

O ex-diretor da Veterana estava doente e teve de amputar uma das pernas há quatro anos devido a diabetes, informou a filha Cláudia Regina. Apesar dos problemas de saúde, não dispensava a liberdade e não deixou de tomar uma cervejinha e fumar seu cigarro.

Esportistas importantes, como o técnico Hélio Rubens Garcia, falaram sobre Mota com entusiasmo. "Ele foi um fanático torcedor nosso. Não perdia os jogos. Eu visitei ele, inclusive, várias vezes", disse. E o que Hélio lembrou com precisão foi a dedicação com que o torcedor de carteirinha do basquete fez na década de 70, durante uma final do Campeonato Paulista.

Hélio Rubens era jogador e o time formado por Fransérgio, hoje presidente do Franca Basquete, Fausto, Robertão e Totô. A partida foi realizada em Araraquara e após o árbitro prejudicar drasticamente a equipe, Mota não hesitou. "O juiz nos prejudicou violentamente, ele entrou na quadra e jogou os troféus no chão. Todos bateram palma pelo ato feito por ele e o juiz nunca mais apitou jogos", recordou.

Outro a lembrar de Mota com boas recordações foi Zuca, Carlos Antônio Chagas, filho do treinador da Francana em 1977, o "Eca". "Meu pai foi padrinho de um dos filhos dele. Ele era meu amigo, tinha o estopim curto e foi diretor do departamento de futebol profissional. Também foi centroavante goleador, do tipo do Roberto Dinamite", contou.

Roberto de Oliveira Mota, vereador da cidade na década de 1990, está sendo velado no Velório São Vicente, na sala 4, e o seu sepultamento acontece hoje, às 13h30, no Cemitério da Saudade.

Nenhum comentário: