terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Grama do Lanchão está ultrapassada para estádio

Esporte
Quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O gramado do Estádio Lanchão foi o motivo que gerou a briga entre a Prefeitura e a Francana. O time realizou um treino anteontem no local, que passa por reformas no gramado. Segundo a administração municipal, o ato do time pode atrasar o cronograma de reformas.

Contudo ontem, o Comércio da Franca conversou com o engenheiro agrônomo Jacinto Chiarelli Júnior, que descartou atraso na entrega do gramado para jogos da Veterana. A previsão é encerrar o trabalho em 30 de janeiro. Ele ainda explicou que é preciso realizar a troca da grama para evitar muitos dos problemas que hoje criam tanto atrito entre o clube e a Prefeitura.

Júnior fez uma vistoria no Lanchão ontem e explicou qual é a reforma que está sendo feita no gramado. "Estamos fazendo uma reforma na área onde estava pior, que é nos gols, e algumas partes do meio do campo. Retiramos as pragas, plantamos grama e, depois, colocamos areia para não deixar emenda entre a grama nova e a velha."

Segundo ele, o tipo de grama do estádio está ultrapassado e isso é que acaba atrapalhando na manutenção de um bom gramado para jogos de futebol. "A grama que existe lá é a batatais e ela tem problema com fotoperíodo, que é a quantidade de luz que ela recebe durante o dia. Quando chega o inverno (menos luz), a grama entra em dormência e ela para de crescer."

Justamente no inverno de 2009 o Lanchão recebeu a maior quantidade de partidas, com a realização dos Jogos Regionais (em julho). Isso contribuiu para agravar a situação do gramado. As plantas só voltam a crescer a partir de dezembro, ou seja, antes disso não há o que fazer.

Atualmente já existe gramas que não têm problemas com fotoperíodo, como é o caso do tipo bermudas.

Fonte: Comércio da Franca

Nota do Blog: Mais do mesmo, ou seja, dinheiro do contribuinte francano indo pro ralo. Todo ano é a mesma coisa, com reformas superficiais que não melhoram o campo. Colocaram cercas e alambrados (como em volta do paço, como prometido em volta do Terminal de Ônibus Intermunicipal, como em volta de algumas praças), mas não investiram no principal, no campo de jogo. Talvez porque as empresas ganhem mais tampando os buracos que reformando definitivamente o campo.

Nenhum comentário: