domingo, 15 de fevereiro de 2009

PESQUISA: Francanos preferem futebol a basquete

Esporte
Comércio da Franca, Domingo, 15 de fevereiro de 2009
Sérgio Marques
da Redação

Uma pesquisa, realizada pela empresa Datalink, coloca o futebol como a maior paixão do francano. E de forma absoluta. Somados os percentuais do futebol profissional, amador e disputado em salão a preferência está traduzida em 80% da população masculina.

Apenas 13,5% dos homens da cidade dizem ter o basquete como referência. O universo pesquisado é formado por 400 homens distribuídos em dez bairros, com idade a partir dos 16 anos, residentes na zona urbana do município, e de diferentes faixas sócio-econômicas. A pesquisa foi feita entre os dias 22 de dezembro de 2008 e 05 de janeiro deste ano e tem margem de erro de 4,9%.

Como não houve respostas de mulheres, o estudo não determina se a cidade prefere o futebol ao basquete. A torcida do Franca Basquete, único time profissional deste esporte na cidade, é formada por um percentual significativo de mulheres, o que certamente alteraria o resultado final. Raphael Filho, responsável pelo trabalho, explica que o custo e o fato da pesquisa inicialmente querer avaliar a penetração do futebol na sociedade local foram os motivos que levaram a exclusão das torcedoras (leia mais no apoio).

Mesmo assim, alguns resultados desmistificam ideias preconcebidas. A maior delas diz respeito à identificação do torcedor com a Associação Atlética Francana. Imagina-se que as constantes fases ruins poderia condenar a agremiação ao ostracismo total. Ledo engano. Praticamente a totalidade dos homens pesquisados mostram conhecer a Francana, mais de 80% sabe qual Série ela disputa no Estadual e 77% dizem ser ou já ter sido torcedor do clube. Somente 12,5% dos entrevistados disseram não ter vontade de assistir a jogos da Veterana no Lanchão afetada caso a diretoria esmeraldina montasse um time mais competitivo.

O esporte deve ser usado melhor como instrumento de marketing. Em Franca o basquete faz isso de forma eficiente, mas as outras modalidades podem melhorar. A pesquisa mostra que o interesse pelo futebol é realmente muito grande", destacou Raphael Filho.
Outro fato curioso e que certamente provocará os torcedores é o ranking das torcidas dos grandes clubes. O Corínthians é o líder, seguido de perto pelo São Paulo, atual hexacampeão brasileiro. A terceira posição é ocupada pelo Santos e o Palmeiras aparece somente em quarto lugar. O Flamengo é o quinto e 13,8% declarou não ter preferências futebolísticas.

'Existe um amor bandido pela Francana'
A pesquisa 'Hábitos e Atitudes em relação aos esportes coletivos' de Franca foi feita pelo Instituto Datalink. Raphael Ferreira, responsável pelo Datalink, declarou ter ficado um tanto quanto surpreso ao perceber que este foi o tema melhor aceito pela comunidade desde que iniciou o trabalho de pesquisas na cidade. O amor do francano pelo futebol ficou amplamente destacado. "Existe um amor enorme pela Francana. Mas é um 'amor bandido'. As pessoas demonstram sentimento pela Veterana, mas claramente se sentem decepcionadas com o clube", afirmou.

Ele explicou que inicialmente o trabalho serviria para avaliar o futebol. Por isto não foram feitas perguntas às mulheres, parte importante dos torcedores do Franca Basquete. "Precisaríamos de uma nova pesquisa, para avaliar qual a verdadeira amplitude do basquete na sociedade francana. Podemos fazer isso no futuro", disse. Ao analisar leituras possíveis da pesquisa, não titubeia: "O que é certo é o fato do esporte poder ser usado melhor como meio viável para o marketing de produtos, algo pouco aproveitado hoje", finalizou Raphael.


Fonte: Comércio da Franca

Nenhum comentário: