segunda-feira, 31 de março de 2008

Torcida Galoucura do Atlético Mineiro cultua assassino de Che

A torcida organizada Galoucura, maior organizada do Clube Atlético Mineiro e uma das maiores torcidas do Brasil vem idolatrando a figura do general René Barrientos por meio de bandeiras, camisas e até funk. René Barrientos Ortuño (1919 -1969) foi um general boliviano que, após promover um golpe de estado, governou seu país de forma ditadorial entre 1964 a 1969. Durante seu governo, nomeou o criminoso nazista Klaus Barbie como assessor dos serviços de inteligência de Bolívia. Teve apoio da elite de seu país e principalmente da CIA para executar o plano de assassinar Che Guevara.

Por Marcelo Buraco e Renato Ramos


Imagem usada pela torcida
Pior que empunhar a bandeira de um ditador, assassino, por meio de um funk a torcida ''comemora'' a morte de Che Guevara, símbolo da luta dos povos humildes e oprimidos, operários, estudantes e camponeses em todo o mundo.

É triste ver jovens, na sua maioria gente de origem simples, trabalhadores, afro-descendentes, moradores de bairros pobres, cultuando um símbolo da elite em detrimento da luta de um dos maiores expoentes da luta popular.

Che não representou uma parcela do povo sofrido, representou e lutou por ''todo'' este povo desprovido de condições dignas e massacrados pelo sistema dos poderosos, o capitalismo.

A perplexidade é maior ao constatarmos o potencial de organicidade e mobilização popular desta agremiação que realiza grandes festas populares pra exaltar a paixão ao grande Clube Atlético Mineiro e para tal conta com toda uma gama de diretores e líderes populares, que deixa transparecer que não se importam com a história popular e tão pouco com o que isto representa.

Em seu site oficial a torcida divulgou uma nota:

''O Conselho Administrativo do G.C.R.T.O. Galoucura deixa aqui de forma oficial, a explicação pelo uso da bandeira do General René Barrientos.

A Galoucura é uma agremiação de torcedores de futebol, não somos partido político e nem temos ligação com qualquer um, não somos movimento revolucionário ou nada do tipo.

A bandeira do General René Barrientos, idealizada por um dos membros do Conselho da Galoucura, tem apenas um objetivo: '' rivalidade''. Assim como o Galo come a Raposa, René acabou com Che, como o outro lado usa a imagem de Che.

Usamos a imagem de René Barrientos, mas a mídia e muitas pessoas com 'birra' da Galoucura já vieram dizer asneiras do tipo: Galoucura apóia a ditadura, Galoucura contra a Democracia.

Carregamos no sangue o orgulho de sermos Atleticanos, Brasileiros, Mineiros, a bandeira do René Barrientos atinge plenamente seu objetivo, a rivalidade, simples, pura e saudável''.

Ficam as indagações:

Saudável para quem?

Por que comemorar o assassinato de um líder do povo sofrido dos quais estes jovens fazem parte?

Por que não procurar um símbolo entre os grandes personagens com visão humanista e popular, que a própria Minas Gerais presenteou o povo brasileiro, para simbolizar a grandeza desta organização?

A constatação é que, ao se balizar apenas na rivalidade, a Galoucura desce os degraus da sua grandeza para se juntar aos inimigos da humanidade e do povo.

[Vejam por si mesmos, bem na parte de baixo da página deles:
Tito]


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Anônimo disse...

Você não pode comparar a rivalidade de uma torcida com o apoio a um ditador.
Não cantamos,nem louvamos a atitude ditatorial de rene barrientos, apenas cantamos que ele matou o Che(simbolo de nossa torcida rival).
Não estamos coemorando a morte de "Che",se rene tivesse matado Hitller,e Hitller fosse a "imagem" dessa torcida ridicula, tambem cantariamos do mesmo jeito.
Isso é rivalidade.
Não adoramos ditadores.